
Rodrigo Coraça
Passo-a-Passo do Projeto Elétrico
Ao reformar ou construir seu imóvel, é de vital importância você ter um bom projeto elétrico. Ele é necessário para garantir a segurança e uma instalação elétrica prática, funcional e que traga conforto ao usuário.

Para ajudar a esclarecer algumas informações importantes fiz esse post, que mostra as fases de um projeto. Desta forma você fica por dentro das normas e obrigações para se obter um projeto de qualidade.
INFORMAÇÕES DO PROJETO
O projeto elétrico deve trazer informações detalhadas das instalações elétricas, de forma a atender a NBR 5410, as necessidades do cliente e facilitar o trabalho do instalador. Estas informações podem ser divididas em três partes:


A planta baixa traz as informações de localização dos componentes como por exemplo: Caixas de passagem, quadros, tomadas, luminárias, interruptores, passagem das tubulações e cabos dos equipamentos.

Nos projetos podem ser apresentados no formato de tabelas, contendo todas as informações, como: pontos de tomadas, iluminação, disjuntores, DR's, dimensionamento dos cabos, etc.


É uma descrição das instalações a serem executadas, componentes a serem utilizados, cálculos a serem executados, justificativas técnicas sobre as soluções a serem adotadas.
ETAPAS DO PROJETO







CUIDADOS IMPORTANTES
Existem vários riscos em se tratando de instalações elétricas e devemos tomar cuidado para evitar problemas como:
SOBRECARGA: Quando a carga solicitada pelo equipamento é maior do que a prevista no circuito. Disjuntores bem dimensionados protegem contra este fenômeno.
SOBRETENSÃO: Causado pela rede, por descargas atmosféricas ou manobras, para eliminar esse fenômenos deve-se utilizar dispositivos de proteção contra surtos.
CURTO-CIRCUITO: Causado quando condutores vivos sem isolação se tocam, produzindo faiscamento e aquecimento, a utilização de disjuntores protege o circuito na ocorrência deste.
FUGA DE CORRENTE: Pode ocorrer para pontos onde o usuário tenha contato, para proteção utilizar o DR.
CONCLUSÃO
A criação de um projeto elétrico é bastante complexa, por isso, exige que seja feito por um profissional habilitado e capacitado, com conhecimento nas normas e conhecimento técnico.