Buscar
  • Rodrigo Coraça

Você sabe Como dimensionar um Eletroduto?


Embora este seja um tema bastante simples, ele é de suma importância para as instalações elétricas sejam elas residenciais, comerciais, industriais etc. Vamos tratar das considerações mais importantes que a NBR 5410:2005 trás sobre este tema bem como os critérios para o dimensionamento.

No item 6.2.11.1.1 a norma trata da proibição do uso como Eletroduto de produtos que não sejam fabricados e comercializados para tal finalidade, como por exemplo mangueiras.

Os eletrodutos devem suportar as solicitações mecânicas, químicas, elétricas e térmicas a que forem submetidos nas condições da instalação.

A norma trás no item 6.2.11.1.6 alínea a, as considerações a respeito da taxa de ocupação do eletroduto, não devendo ser superior aos valores indicados abaixo:

  • 53% no caso de um condutor;

  • 31% no caso de dois condutores;

  • 40% no caso de três condutores ou mais.


Vamos ver na imagem abaixo o que vem a ser esta taxa de ocupação



Imagine que de 100% do diâmetro interno do eletroduto os cabos só poderão ocupar 40%.


Mas como eu calculo essa tal taxa de ocupação?


Para realizar este cálculo você irá precisar determinar:

  1. A seção dos condutores que irão passar pelo eletroduto;

  2. Determinar a área total de cada condutor (diâmetro externo com isolação) através da tabela A;

  3. Efetuar a somatória das seções totais dos condutores;

  4. Com o valor da somatória em mãos, nas tabelas B ou C, (na coluna de 40%) o valor imediatamente superior ao valor do somatório do eletroduto a ser utilizado.


É muito importante respeitar esta taxa de ocupação na hora de dimensionar os eletrodutos para evitar problemas futuros como aquecimento de condutores e danos por esforços mecânicos caso seja necessário passar mais algum cabo no futuro.


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo