
Rodrigo Coraça
Você sabe Como dimensionar um Eletroduto?

Embora este seja um tema bastante simples, ele é de suma importância para as instalações elétricas sejam elas residenciais, comerciais, industriais etc. Vamos tratar das considerações mais importantes que a NBR 5410:2005 trás sobre este tema bem como os critérios para o dimensionamento.
No item 6.2.11.1.1 a norma trata da proibição do uso como Eletroduto de produtos que não sejam fabricados e comercializados para tal finalidade, como por exemplo mangueiras.
Os eletrodutos devem suportar as solicitações mecânicas, químicas, elétricas e térmicas a que forem submetidos nas condições da instalação.
A norma trás no item 6.2.11.1.6 alínea a, as considerações a respeito da taxa de ocupação do eletroduto, não devendo ser superior aos valores indicados abaixo:
53% no caso de um condutor;
31% no caso de dois condutores;
40% no caso de três condutores ou mais.
Vamos ver na imagem abaixo o que vem a ser esta taxa de ocupação

Imagine que de 100% do diâmetro interno do eletroduto os cabos só poderão ocupar 40%.
Mas como eu calculo essa tal taxa de ocupação?
Para realizar este cálculo você irá precisar determinar:
A seção dos condutores que irão passar pelo eletroduto;
Determinar a área total de cada condutor (diâmetro externo com isolação) através da tabela A;
Efetuar a somatória das seções totais dos condutores;
Com o valor da somatória em mãos, nas tabelas B ou C, (na coluna de 40%) o valor imediatamente superior ao valor do somatório do eletroduto a ser utilizado.

É muito importante respeitar esta taxa de ocupação na hora de dimensionar os eletrodutos para evitar problemas futuros como aquecimento de condutores e danos por esforços mecânicos caso seja necessário passar mais algum cabo no futuro.