Buscar
  • Rodrigo Coraça

Como criar Blocos Dinâmicos no Autocad













Olá pessoal! Hoje vou te mostrar como criar blocos dinâmicos no Autocad, para você que não utiliza software elétrico, a criação deste tipo de bloco facilita muito na elaboração do projeto. Vamos usar neste exemplo três interruptores de altura 30cm, com uma, duas e três teclas. Sem mais demoras vamos ao passo-a-passo da criação dos blocos.


PASSO 1


Selecionar os três blocos do nosso exemplo e digitar o comando B e teclar enter, ira abrir a caixa de diálogo conforme imagem abaixo, dar um nome para o bloco, marcar a opção retain e a opção open in block editor, em seguida clicar no botão OK.



PASSO 2


Irá abrir o editor de blocos, na barra de ferramentas ir em action parameters, clicar em point e escolher a opção visibility, conforme imagem abaixo. Em seguida clicar em um ponto central de um dos blocos, ver na imagem abaixo como ficará.






PASSO 3


Feito a marcação do ponto habilita a aba visibility na barra no canto superior direito, clique no botão visibility states, abre a janela abaixo, clique em rename para renomear o primeiro bloco, após inserir o nome clique em ok. Em seguida clique em new... e nomeio o segundo bloco, repita esse passo para nomear o terceiro bloco.





PASSO 4


Agora é preciso apontar para o Autocad quem é cada um dos blocos, faça o procedimento conforme a sequência abaixo:


Clique no botão make invisible conforme imagem ao lado.






Como está marcado na caixa na imagem ao lado o bloco do interruptor simples, selecionar os outros dois blocos e tecle enter.









Repita o passo anterior, marque o interruptor duplo na caixa dentro do quadrado vermelho, clique no botão make invisible, selecione os outros dois blocos e tecle enter.







Agora repita o passo anterior só que para o interruptor triplo conforme a imagem ao lado.









PASSO 5


Juntar os três blocos em um único ponto, usar o comando move e se certificar que o midpoint esteja ativado para que os blocos fiquem totalmente alinhados, conforme imagem abaixo.




PASSO 6


É necessário criar o ponto de referência para inserção do bloco, selecione o bloco, digite o comando move, na barra de comando digite 0,0 e tecle enter, desta forma o bloco sempre será inserido nas coordenadas 0,0. Feito isso feche o editor de blocos clicando no botão close block editor, não se esqueça de clicar na opção salvar.




Após criado o bloco utilize o comando insert, para inseri-lo no seu desenho.



Espero que esse passo-a-passo possa ajudá-lo a ganhar agilidade na elaboração dos seus projetos elétricos, até breve!

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo